As pesquisas feitas no laboratório utilizam banco de dados de fala e de escrita. Os dados de fala controlada são construídos conforme design definido em projetos de pesquisa. Para investigação de fala não-controlada, tem sido utilizado entrevistas do banco IBORUNA.

Pesquisas sobre a investigação da relação entre fala e escrita têm utilizado o Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II.

Acesso

Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II

O Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II é constituído por 5.506 textos escritos por 662 alunos dos quatro últimos anos do Ensino Fundamental. Há uma amostra transversal formada por 2.759 textos, produzidos em um mesmo ano letivo por 470 alunos de sexto, sétimo, oitavo e nono anos escolares. Há uma amostra longitudinal formada por 3.645 textos, produzidos por 182 alunos durante os quatro anos do Ensino Fundamental II.

O acesso aos textos do banco é gratuito a educadores/pesquisadores, mas sujeito à avaliação via formulário de permissão de acesso. Para submeter pedido de acesso ao banco, preencha formulário de acesso.

Acessar banco

Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II

Constituição

Em 2008, ano do início da constituição do Banco, o Ensino Fundamental era constituído de oito anos letivos denominados por série. A partir de 2009, por meio da Lei nº 11.274, instituiu-se o Ensino Fundamental de nove anos, sendo que o ciclo II de quinta a oitava séries passou a corresponder aos sexto, sétimo, oitavo e nono anos do Ensino Fundamental.

No banco, a correspondência é a seguinte:

quinta série = sexto ano

sétima série = oitavo ano

sexta série = sétimo ano

oitava série = nono ano.

A produção de textos do banco foi feita por meio de um projeto de extensão universitária Desenvolvimento de oficinas pedagógicas de leitura, interpretação e produção textual no ensino fundamental da UNESP em parceria com uma escola pública do interior de São Paulo, Brasil. O projeto foi submetido à apreciação e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da UNESP. Uma descrição das atividades desenvolvidas no projeto de extensão, as quais correspondem aos textos manuscritos coletados, é feita por Tenani e Longhin (2014).

Os textos manuscritos foram digitalizados e estão disponíveis em arquivos de imagem JPEG.

Os textos também foram transcritos ortograficamente segundo critérios de digitação e estão disponíveis em arquivo de texto em formato DOC. A configuração da página do arquivo de texto digitado é: tamanho do papel: A4; margens: 2,5 cm superior e inferior, 3 cm esquerda e direita; fonte: Arial, 12. Veja exemplos em arquivos de imagem e de texto

A transcrição dos textos manuscritos foi feita de modo que a versão digitada dos textos fosse a mais similar possível à versão original do texto manuscrito. Os critérios para transcrição dos manuscritos seguem abaixo.

Critérios de digitação de manuscritos

Norma                                                             

Exemplo

O texto deve ser copiado linha a linha. A mudança de linha (tecla ) deve obedecer ao texto original. O nome do autor não deve constar na digitação. Para o gênero “carta”, reproduzir o nome que aparece no final (pode ou não ser do aluno).           

Mas eles fugiam só de dia, porque de

noite era muito perigoso a estrada, mas dessa

ves, Roberto teve uma grandi ideia. (Z08_5A_06F_01)

Trechos não-lineares ou fora do texto principal, como balões, devem ser sinalizados por [  ], quando não for possível a reprodução visual por meio dos recursos do editor de textos WORD.

Será que eu posso acabar

aqui?

[tchau|] (Z08_5A_31F_01)

A marcação dos parágrafos deve ser feita pressionando a tecla duas vezes (pular uma linha), de modo que fique uma linha em branco entre os parágrafos.

Ignorar espaços maiores entre os parágrafos.

O início de parágrafo não deve ter adentramento, o texto deve ser todo posicionado à esquerda.

Amelia depois de ter caido do cavalo pensou

que de tão rapido que o cavalo tava

ela caiu.

Quando papai chegou com 2 cavalos

um dele e o dela ela pegou seu cavalo

resolvendo voltar para Juvêncio.(Z08_5A_04F_01)

Sinalizar as inserções de palavras ou frases por meio do recurso:

 \  / inserido acima da linha

/  \ inserido abaixo da linha

com raiva mas

triste pelo amor que tinha \havia/ perdido, mas não

se preucupou pois não adianta chorar pelo leite derra-

mado. Nessa ora seu pai \chico/ entra no quarto (Z08_5A_28F_01)

queria ser uma dona de uma loja que

vende um (rasura)* /monte\ de coisas. (Z08_5B_27F_03)

A pontuação deve seguir o original, sem correções

Eu Perguntava para eles como eles se

chamavam, um deles falou:  – Nos somos

etes. – etes? – Isso mesmo. – Eu tenho

uma cor linda não é? – É! (Z08_5A_27F_05)

Os erros gráficos devem ser copiados. Reproduzir os casos de hiposegmentação e hipersegmentação. Grafar os hífens tal como aparecem (_ ou - )

Eles iam fugir oge anoite, a noiteceu e Roberto

foi arrumar o cavalo, enquanto isso leticia arumava suas roupas. (Z08_5A_06F_01)

Os textos que apresentarem desenhos devem ser sinalizados, no canto inferior direito. Símbolo: K

E nois voutou a andar de oqui maxine,

fomos para casa, e naquele dia foi o dia mais

felis.

[este é um oqui maxine]

K

(Z08_5A_05M_03)

Os grifos devem ser reproduzidos

A dor da mulher que o marido empurrou do cavalo (Z08_5A_16M_01)

As rasuras podem ou não ser interpretadas.

Quando as rasuras podem ser interpretadas, coloca-se a palavra entendida e sinaliza-se por meio de sobrescrito: emtendi

Quando as rasuras não podem ser interpretadas, coloca-se a palavra rasura entre parênteses e um asterisco: (rasura)*

Quando houver rasura de sinais de pontuação (ponto, vírgula), indica-se a rasura, após o sinal, por meio da palavra (rasurada) entre parênteses.

Quando houver rasura de juntura ou separação entre palavras, coloca-se sustenido #

O Juvêncio começou a bater no cavalo pra ele

correr, poi ele tinha matado a filha sua futura

esposa. (Z08_5A_11F_01)

Logo ali na (rasura)* frente avia uma

pequena cidade, ele desidil (rasura)* passar

a noite lá naquela cidade. (Z08_5A_11F_01)

O : lá primo João vamos mandar MSN,(rasurada) (Z08_5C_21F_04_1)

No dia seguinte, o Pai dela que se chama

Alexandre, con#seguiu pega#lo, (Z08_5A_19M_01)

As palavras para as quais não conseguimos atribuir sentido – que não são rasuras – devem ser substituídas por um asterisco *

eu te encontro no

MSN na segunda-feira as 15:00 hs

o meu login é diegotomé.*@hotmail.com

(Z08_5A_07M_04)

Quando a linha do computador acabar, mas a do texto original continuar, coloca-se a continuação na linha de baixo, recuada à direita

 no futuro quero ser veterinaria e vazer

vestibular

(Z08_5B_27F_03)

Como citar

TENANI, Luciani. Banco de Dados de Escrita do Ensino Fundamental II. Disponível em: http://www.convenios.grupogbd.com/redacoes/Login. Acesso em: dia/mês/ ano.